terça-feira, 30 de setembro de 2008

Rosh Hashaná


Olá Amigos!


Hoje como Todos sabem é o 1º Dia do Ano Novo Judaíco, o Rosh Hashaná.

Além de comemorar o primeiro dia do ano, hoje para os judeus também é dia de relembrar. Relembrar o sofrimento de Isaac quando Deus solicitou a Abrãao uma prova de seu amor por Ele, que Abrãao sacrificasse seu único filho, Isaac. Mas, um anjo enviado por Deus não permitiu e fez com que ele sacrificasse um carneiro.

Hoje também é o dia do Julgamento, onde os judeus decidem o que fazer de correto ou não durante o novo ano.


Durante a passagem do Dia é utilizado um instrumento feito de chifre de carneiro, chamado Shofar. Após o toque do Shofar os judeus vão para casa saborear comidas representativas do ano novo.

Por exemplo: Uma das tradições da família judaica é comer o Chalah, uma espécie de pão, que ao invés de ser em forma de tranças, como é normal, é especialmente redondo para simbolizar o ano que começou.
Além do pão, é costume sempre se comer peixe (já que ele nada sempre para frente) e a receita mais tradicional é a de Guefilte Fish, que é acompanhado de rodelas de cenoura que significam moedas. É costume, nas famílias tradicionais, servir a cabeça do peixe para a pessoa mais velha da família, já que Rosh Hashaná significa “cabeça do ano”.
Os mais tradicionais não permitem que seja utilizado muito tempero no peixe para que o ano não seja "amargo".
Nas mesas de famílias judaicas, aliás, não pode faltar mel no ano-novo: é costume comer maçã com mel, para se ter um ano doce. Dez dias depois do Rosh Hashaná, acontece o Yom Kippur, época em que se deve refletir sobre o ano que passou.
Depois da meditação e do jejum da data, é costume, também, se ter um jantar com receitas tradicionais judaicas. 




"Que sejas inscrito e selado para um ano bom!"


Um abraço a todos


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Poesis - Alto José do Pinho

Muito Bacana
POESIS


Grupo Cultural do Alto José do Pinho que há duas décadas realiza ações de transformação social a partir de ações de inclusão e intervenção poética, política e cultural.

gcajp@bol.com.br e jaoajp@bol.com.br

12 |Roda de leitura com crianças, bar, música mecânica do subúrbio
13 | Bar,recital poético performático, recital aberto, música mecânica diversa
19 | Leitura em debate: texto Memórias do professor e poeta Jailson de Oliveira. Bar, música mecânica do subúrbio.
20 | Bar, leitura poética, recital aberto, música diversa
26 | Roda de leitura com crianças, bar, música mecânica do subúrbio
27 | Bar, recital aberto, leitura poética, preparação para intervenção na praça

12 a 27/09/2008
20h

Mercado Público do Alto José do Pinho (Descer no Terminal do Ônibus Alto José do Pinho)

Olá! Amores e AMoras

Sejam bem Vindos ao meu bulogue!

Estarei escrevendo aki sobre assuntos de minha graduação, vida, amigos e tudo que estiver pensando num momento.

Espero ter v6 comigo.

Xeru a todos

Daisy